Conheça o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e a Política de Segurança da Informação (POSIN) da Ufes

Em 25 de janeiro deste ano o Comitê de Governança Digital aprovou o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e a nova Política de Segurança da Informação (POSIN) da Ufes.

O PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que visa a atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. Em resumo, é um documento que promove o alinhamento das estratégias de TIC às estratégias da Universidade, identificando necessidades, definindo objetivos, metas e ações a serem implementadas.

O atual PDTIC da Ufes orienta a atuação da área de TIC da instituição para o período de 2022 a 2025, sendo previstas revisões bienais. Concebido por uma equipe composta por servidores da área técnica e negocial, com conhecimento multidisciplinar, ele se baseia nas diretrizes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2030 da Ufes, com aderência à Estratégia de Governo Digital (EGD).

Já a POSIN fornece diretrizes, critérios e suporte administrativo suficientes à implementação da Segurança da Informação. Ela direciona a instituição na gestão dos riscos e no tratamento dos incidentes de segurança, por meio da adoção de procedimentos e mecanismos que visam a eliminação ou redução de ocorrência de modificações não autorizadas. Assim, garante confidencialidade, integridade e autenticidade, bem como a disponibilidade de recursos e sistemas críticos.

A POSIN 2022 a 2024 da Ufes é uma declaração formal acerca do compromisso da Universidade com a proteção das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda. Ela é complementada por diretrizes específicas, apresentadas por Instruções Normativas de Segurança da Informação. De acordo com a POSIN, a Segurança da Informação é responsabilidade de todos os membros da comunidade universitária (alunos, docentes, servidores técnico-administrativos, estagiários, terceirizados, dentre outros) e de qualquer pessoa (agente público ou particular) que, oficialmente, execute atividade vinculada à atuação institucional da Ufes. Assim, as normas e procedimentos contidos neste documento e em suas Instruções Normativas relacionadas são voltados àqueles que, de alguma forma, tenham acesso aos ativos de informação institucionais.

Sendo a Segurança da Informação um compromisso de todos na Ufes, não deixe de consultar a POSIN e suas Instruções Normativas, que regem temas de interesse comum aos nossos usuários, como o uso do e-mail institucional!

Leia o PDTIC e a POSIN na página de Políticas, Planos e Diretrizes de TIC: https://sti.ufes.br/politicas-e-diretrizes

Fique por dentro das Instruções Normativas de Segurança da Informação relacionadas à POSIN: https://sti.ufes.br/instrucoes-normativas

Tags:
Dados abertos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.