Ufes é uma das 5 instituições brasileiras escolhidas para participar da implantação pioneira da Rede e-Ciência

STI

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou recentemente um edital para a implantação pioneira da Rede e-Ciência, uma infraestrutura dedicada a centros de pesquisa. O edital visava selecionar instituições públicas e privadas que apresentassem requisitos avançados em processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) propôs os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Softwares (Nerds/Ufes) e pelo Laboratório Multiusuário de Computação Científica (sci-com/Ufes). Como diferencial, apresentou a recente reforma de sua infraestrutura, o que ajudou a Universidade a alcançar os requisitos exigidos pela RNP para ser atendida pela Rede e-Ciência.

Graças a essa proposta inovadora, a Ufes foi uma das cinco Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) do Brasil escolhidas para participar da implantação da Rede e-Ciência, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a RNP. Com isso, dois laboratórios da instituição receberão conectividade para a capacidade mínima (e de uso exclusivo) de 100 gigabits por segundo (Gb/s), consultoria em engenharia de desempenho de redes e em segurança da informação, avaliação de riscos cibernéticos, e equipamentos e serviços para realizar, exclusivamente, atividades de pesquisa e desenvolvimento experimental, além de fomentar a inovação.

Essa conquista não só reforça o compromisso da Ufes com a inovação e a excelência em pesquisa, mas também posiciona a infraestrutura da STI entre as mais avançadas do país.

Quer saber mais sobre essa importante conquista? Acesse a matéria completa na página da Ufes.

Tags:
Dados abertos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.