UFES lança novo Portal de Acesso com login via CPF e integração ao serviço Acesso GovBR

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Ufes) informa que nos próximos dias ocorrerá a transição para o novo Sistema de Autenticação Única (SSO - Single sign-on) em seus diversos sistemas, oferecendo aos usuários uma experiência de login unificada e simplificada. A partir dessa atualização, os estudantes, docentes e técnicos-administrativos poderão acessar os sistemas Protocolo Web (Lepisma), Google Workspace for Education, Portal Administrativo, Sistema de Frequência e demais serviços utilizando o novo Portal de Acesso.

O SSO (Single sign-on) permite que os usuários realizem o login uma única vez no Portal de Acesso e tenham acesso a todos os sistemas interligados sem a necessidade de fazer login separadamente em cada um deles. Essa medida visa otimizar a experiência de uso, poupando tempo e esforço dos usuários.

Gradativamente, os demais sistemas da UFES também serão integrados ao novo Portal de Acesso, proporcionando uma autenticação centralizada e mais segura em todas as plataformas e serviços da Universidade. Com isso, os usuários terão mais praticidade ao utilizar os sistemas e poderão concentrar suas atividades acadêmicas em um único local.

Essa importante atualização do sistema da UFES tem como objetivo principal atender a Lei Nº 14.534, de 11 de janeiro de 2023. Conforme a nova legislação, os órgãos e entidades têm o prazo de 12 meses para se adequarem aos sistemas e procedimentos de atendimento aos cidadãos, adotando o número de inscrição no CPF como número de identificação.

Além disso, a integração com o serviço Acesso GovBR (https://acesso.gov.br/) fortalece a segurança do portal, uma vez que ele utiliza a plataforma de autenticação digital do governo federal. Isso garante a proteção dos dados pessoais dos usuários e a conformidade com as regulamentações de segurança e privacidade.

A STI está empenhada em promover a modernização de seus sistemas e processos, visando oferecer uma experiência digital mais eficiente e acessível para sua comunidade acadêmica. A transição para o novo SSO é um passo importante nessa direção, garantindo maior simplicidade no acesso aos recursos e serviços oferecidos pela universidade.

Nesse sentido, a Superintendência agradece a compreensão e colaboração de todos os membros da comunidade acadêmica durante esse período de transição, e reforça seu compromisso em oferecer uma infraestrutura tecnológica cada vez mais moderna e eficiente para apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Tags:
Dados abertos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.