Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Sistema de Informação para o Ensino (SIE)

O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) foi um projeto apoiado pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu) e pelo Ministério da Educação (MEC) no período de 2000 a 2008.

Trata-se de um software para gestão integrada que propõe o desenvolvimento e acompanhamento de todas as atividades das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras.

Permite a gestão de informação através da integração de módulos (vide figura a seguir):

O Sistema permite a gestão dos Recursos Humanos, do Registro Acadêmico (cadastrando disciplinas, cursos, docentes, currículos), dos Processos de Ingresso na Instituição, a gestão Orçamentária, Contábil e Financeira, de Patrimônio, da Frota, do Espaço Físico.

O Sistema fica instalado num conjunto de servidores de rede de plataforma baixa, o que permite um custo muito baixo de hardware. Rodando em ambiente de intranet, o SIE é acessível a partir de qualquer microcomputador instalado na rede da Universidade. Um sistema de cadastro de usuários, dá a cada um permissão de acesso aos módulos e funcionalidades que lhe dizem respeito.

Além de fornecer baixo custo e grande benefício, o estilo integrado do Sistema e sua inerente flexibilidade permitem que a Universidade ofereça relatórios de quaisquer informações nele registradas.
[collapsed title=Módulo Acadêmico]
O objetivo deste módulo é apoiar a  Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) com os dados relativos aos cursos de graduação, tais como: vagas, evasão, repetência, demandas específicas por disciplinas, número de alunos por disciplina, egressos etc.. Identifica e propõe a inserção de dados necessários para atendimento das demandas do PINGIFES, CENSO e ENADE.

A Oferta de Disciplinas Online pode ser acessada em https://oferta.ufes.br.

Assistência estudantil

Cadastro de alunos
Histórico Escolar
Oferta de disciplinas
Organização do ensino
Produção institucional
Produção institucional: cadastros básicos
Produção intelectual
[collapsed title=Módulo Protocolo]
O objetivo principal é minimizar o uso de documentos em papel e o tempo de tramitação dos processos, de forma a agilizar as ações da instituição e facilitar a adequação dos sistemas às mudanças nos fluxos das rotinas.

Manual do módulo

Normas e procedimentos do Serviço de Protocolo Geral (SERPROG)
Tipos de processos
Tipos de protocolado
[collapsed title=Módulo Recursos Humanos]
O objetivo deste módulo é apoiar a Administração de Recursos Humanos e o gerenciamento dos processos de Administração de Pessoal e permitir o cálculo da folha de pagamento com base em informações de admissão, qualificação profissional, evolução salarial, lotação e outros dados funcionais.

Cadastro de funcionários

Cadastro de unidades administrativas
Cancelamento e remarcação de férias
Códigos funcionais
Digitação de frequência
Digitação em lotes
Equivalência auxílio transporte
Geração do arquivo de auxílio transporte
Geração do arquivo de férias
Geração do período de férias
Linhas de transporte
Ocorrência geral
Progressão por tempo de serviço
Registro de férias
Rotinas SIE-SIAPE
Usuários auxílio transporte

Dados abertos
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.